Deficiência física é a disfunção ou interrupção dos movimentos de um ou mais membros: superiores,inferiores ou ambos e conforme o grau do comprometimento fala-se em paralisia ou paresia.
A deficiência física pode ter várias etiologias, entre as principais estão os: fatores genéticos, fatores virais ou bacteriano, fatores neonatal, fatores traumáticos (especialmente os medulares).
As pessoas com deficiência de ordem física ou motora necessitam de atendimento fisioterápico, psicológico a fim de lidar com os limites e dificuldades decorrentes da deficiência e simultaneamente desenvolver todas as possibilidades e potencialidades.
A paralisia se refere á perda da capacidade de contração muscular voluntária, por interrupção funcional ou orgânica em um ponto qualquer da via motora, que pode ir do córtex cerebral até o próprio músculo; fala-se em paralisia quando todo movimento nestas proporções são impossíveis.
A paresia refere-se quando o movimento está apenas limitado ou fraco. O termo paresia vem do grego PARESIS e significa relaxação, debilidade. Nos casos de paresias, a motilidade se apresenta apenas num padrão abaixo do normal, no que se refere á força muscular, precisão do movimento, amplitude do movimento e a resistência muscular localizada, ou seja, refere-se a um comprometimento parcial, a uma semiparalisia.
Classificação das paralisias
Monoplegia: Condição rara em que apenas um membro é afetado.
Diplegia: Quando são afetados os membros superiores.
Hemiplegia: Quando são afetados os membros do mesmo lado.
Triplegia: Condição rara em que três membros são afetados.
Tetraplegia/ Quadriplegia: Quando a paralisia afeta os membros inferiores; podendo ter como causa resultante uma lesão medular torácica ou lombar. Este trauma ou doença altera a função medular, produz como conseqüências, além de deficientes sensitivos e motores, alterações viscerais e sexuais.
Paraplegia:quando a paralisia ajeta apenas os membros inferiores;podendo ter como causa resultante uma usão medular, produz como consequências, além de defícits sensitivos e motores, alterações viscerais e sexuais.
sexta-feira, 23 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário